09 set

As 4 melhores práticas de gestão de pessoas no segmento jurídico

gestão de pessoas no segmento jurídico

Conheça 4 melhores práticas de gestão de pessoas no segmento jurídico

Um dos principais fatores que impactam na produtividade de um escritório de advocacia são as pessoas. Afinal, boa parte do trabalho a ser executado depende delas. Apesar de toda tecnologia existente hoje, nada substitui um bom advogado. Por isso, investir em gestão de pessoas no segmento jurídico é tão importante!

Para que a tarefa de gerir a sua equipe não seja tão difícil, fizemos uma lista de 4 boas práticas de gestão de pessoas para você implementar no seu escritório de advocacia. Quer saber mais? Continue acompanhando o post!

 

1. Meça a produtividade dos advogados

 

Uma boa prática de gestão de pessoas no segmento jurídico é medir a produtividade dos advogados da sua equipe. Afinal, é através desses dados que você poderá ajustar tudo que for necessário para alcançar um melhor desempenho.

Entretanto, é fundamental que você saiba o que fazer com os resultados obtidos. Utilize-os para reposicionar talentos e motivar o time e não somente como mais uma forma de cobrança.

Além disso, é muito importante que as métricas e critérios utilizados para a análise de desempenho sejam claros, para que todos possam buscar se enquadrar neles e alcançar as metas. Durante o processo, também é importante fazer reuniões de feedback para acompanhamento constante. Assim, todos se sentirão parte do processo.

 

2. Ofereça cursos e treinamentos

Como em qualquer segmento, é muito importante treinar a sua equipe. Com isso, além de desenvolver novas habilidades e conhecimentos, os advogados também adquirem mais confiança no trabalho desenvolvido.  

Os cursos e treinamentos podem ser relativos a questões específicas da advocacia ou abordar outros aspectos, como gestão e habilidades comportamentais. É importante que cada colaborador receba treinamentos que estejam de acordo com as funções que ele exerce e o cargo que ocupa.

É fundamental que exista uma política de promoção à capacitação no escritório. Se não for possível pagar todo curso do colaborador, ofereça o pagamento de uma parte ou até mesmo um bônus no salário, que deve ser investido nisso. E, caso tenha que escolher apenas alguns para premiar com capacitação, deixe muito claro quais os critérios utilizados para definir os beneficiados.

 

3. Invista em tecnologia

A tecnologia pode auxiliar muito a gestão de pessoas no segmento jurídico. Hoje existem no mercado diversos softwares que otimizam o trabalho desse departamento e são muito úteis para qualquer empresa, inclusive as jurídicas.

É o caso dos ERPs, por exemplo. Com os dados coletados por esses programas, é possível obter relatórios que auxiliarão na tomada de decisões do escritório. Esses dados são relativos à produtividade, horas extras e outras questões importantes quando falamos em gestão de pessoas.

O setor administrativo da sua empresa precisa contar com programas que facilitem o trabalho, automatizando as tarefas burocráticas. Eles também diminuem as possibilidades de erro humano no processo. Todos esses benefícios juntos trazem resultados reais para o seu escritório de advocacia.  

Neste tópico ainda podemos mencionar a importância de oferecer ferramentas modernas para que os advogados possam otimizar o seu trabalho, como softwares de acompanhamento processual e até mesmo de jurimetria. Eles são aliados dos profissionais, tornando-os mais produtivos, o que impacta diretamente na gestão de pessoas.

 

4. Faça endomarketing e comunicação interna

Para ter bons resultados em qualquer empresa é necessário que a equipe trabalhe integrada e motivada. Para atingir esse patamar, o endomarketing e a comunicação interna são duas estratégias que podem auxiliar bastante.

Portanto, estruture com o setor de comunicação, marketing ou mesmo RH um programa de endomarketing com protocolos claros de comunicação interna. Além de instrumentos como mural, newsletters e reuniões, você também pode investir em eventos mais descontraídos, que tenham como objetivo unir a equipe, como happy hours e a comemoração dos aniversários do mês.

Indo um pouco além, várias ações de endomarketing fazem com que os funcionários se engajem mais, vestindo a camiseta da empresa. Dentre elas estão a formulação de um plano de carreira e a oferta de benefícios aos colaboradores. Em paralelo, é importante promover uma gestão horizontal, que propicie sempre o diálogo e enxergue o outro enquanto ser humano.

A gestão de pessoas no segmento jurídico é muito importante e pode impactar diretamente os resultados do escritório. Investir nessas práticas pode gerar um pouco de desconfiança a princípio, assim como toda mudança. Mas, sem dúvida, a longo prazo o custo-benefício é muito positivo.

Gostou de saber mais sobre gestão de pessoas no segmento jurídico? Acompanhe nosso Facebook e nosso LinkedIn e esteja sempre atualizado sobre outras novidades do setor.

related posts

add a comment