03 jul

Dicas de cultura organizacional para seu escritório

Cultura organizacional

Na cultura organizacional, a  partir do momento em que conquistamos uma determinada segurança e conforto, nós seres humanos, passamos a ter objetivos mais profundos.

Esses objetivos, envolvem desafios maiores, movidos por valores individuais, coletivos, qualidade de vida, tempo e metas de conquistas.

Assim, como uma chave serve para abrir uma determinada porta, e somente a chave específica, confeccionada para aquela fechadura, consegue abri-la, dando acesso a outro ambiente, os valores individuais e corporativos que norteiam as organizações de sucesso, funcionam como chaves emblemáticas, face as grandes mudanças de ambientes, que as empresas em geral enfrentam.

Em sua essência, “A Chave” fundamental que abre e alavanca os negócios, passa pela cultura organizacional interna. A partir dessa premissa essencial, vamos abordar como uma cultura forte, consistente e focada em valores e princípios, se reflete em benefícios diretos para o cotidiano dos colaboradores e, consequentemente, para a produtividade e; esta, sendo assertiva e muito bem gerenciada, refletem em números positivos à organização.

Cultura é um termo pouco entendido pelas pessoas no geral, pois, na maioria das vezes, ela é associada a contextos muito amplos, como de nações, povos, tribos e regiões.

Na prática, cultura organizacional é o nome que se dá a hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados em um ambiente de trabalho. Ela é construída coletivamente, no contato com o outro, e assim é transmitida e aprendida.  Ao chegar em uma empresa, um novo colaborador encontra algo já instituído, no qual ele começa a se adaptar e, ao longo do tempo, criar a sua função, assimilando e compartilhando valores. A cultura de uma empresa tem elementos de diferentes naturezas. Uns são observáveis, outros são apenas vividos e sentidos.

Portanto, enfatizo que tanto a estrutura de uma empresa quanto a forma pela qual as pessoas se relacionam fazem parte da cultura organizacional.

Outro aspecto da cultura é a relação estabelecida por colaboradores de diferentes níveis hierárquicos. Formalidade e informalidade, comunicação direta e indireta, acesso a diretores, ou seja, relações que propiciam tratativas horizontais e verticais, tornam os ambientes mais próximos e aumenta o comprometimento aproximando relações.

VANTAGEM COMPETITIVA

Estou convencido de que, uma cultura bem delineada e forte é vantagem competitiva de muitas empresas. Seus benefícios atingem outras dimensões (abaixo elencadas), como os próprios resultados satisfatórios do negócio em si.

PERTENCIMENTO

Fazer parte e sentir-se parte são coisas diferentes. Você pode até fazer parte de um grupo por dividir objetivos em comum com ele, partilhar o mesmo ambiente e ter interesses semelhantes, mas o sentimento de pertencer a um contexto vai além disso.  Pertencimento tem a ver com aceitação, valor, integração, função, entre outras características que agregam um sentido maior ao “fazer parte”.  Isto posto, costumo dizer que, uma cultura forte é aquela capaz de gerar uma identificação com os valores corporativos, envolvendo as equipes de forma que se sintam importantes para alcançar objetivos, metas, sonhos e realizações.

ENGAJAMENTO

Quando o trabalho faz sentido para a equipe, ela se engaja mais facilmente com os desafios diários, direcionando um esforço sem limite para que as metas sejam alcançadas.  Colaboradores engajados são aqueles que têm um compromisso com o resultado, dando o máximo de si para superar obstáculos e entregar um ótimo trabalho. Esse tipo de conduta potencializa o aprendizado e o desenvolvimento de talentos e habilidades, tornando os profissionais envolvidos, capacitados e valorizados.

PRODUTIVIDADE

Como consequência do pertencimento e do engajamento das equipes de trabalho, temos a produtividade, que é uma característica visível e mensurável, com impacto direto na relação lucratividade – rentabilidade de um negócio.  Colaboradores mais produtivos é o que todo gestor busca. Porém, nem todos têm a consciência de que a cultura influencia a produtividade.  Muitas vezes, atribui-se toda a responsabilidade sobre o bom desempenho ao indivíduo, mas a organização tem o papel fundamental de contribuir para que as equipes estejam sempre em evolução e motivadas, ofertando condições estruturais para alcançarem a alta performance.

Entre os fatores principais dessas condições, podemos destacar a estrutura física, as ferramentas de trabalho disponíveis, a presença de treinamentos, o relacionamento interpessoal, os processos e procedimentos e o clima organizacional. Sendo assim, é possível afirmar que uma cultura que valorize o bem-estar do colaborador, o aprendizado, o desenvolvimento e as boas relações dentro do ambiente de trabalho, terão como resultados, um capital humano, não só motivado; mas também, produtivo e assertivo.

CONCLUSÃO

Três fatores permeiam a cultura de resultados e benefícios empresarias, a saber:

  • Consenso (Concordância e ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças, da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade empresarial);
  • Frequência (Convivência habitual entre pessoas e ou colaboradores corporativos, com tratativas sociais, via de regra com assiduidade);
  • Valor (Valência, aptidão, competência, serventia, valia e utilidade entre membros de um time).

Assim sendo, para um hábito, comportamento ou crença perdurar em uma empresa, faz se necessário o contexto de sentido para a maior parte das pessoas, ao longo de um período, além de respaldar-se nos impactos internos de suas magnitudes.

Esta lógica, trilha o caminho de que um “negócio” nasce para gerar lucros, remunerar seus acionistas, atender as coletividades interna e externamente,  e toda esta amplitude, transitam pela gestão eficiente e cultura organizacional, chaves para o sucesso e a perenidade dos negócios.

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Marçal Andrade
LOGJUR

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