16 abr

Muito mais eficiência: 5 segmentos em que o Business Intelligence tem potencializado negócios

Como as soluções de Business Intelligence tem transformado empresas de setores tão distintos da economia

 

O mercado tem se tornado cada vez mais complexo e competitivo ao longo dos anos, e buscar por alta performance e novos modelos de trabalho é fundamental para que o negócio, não importa qual seja seu segmento ou tamanho, continue sólido e rentável nesses novos tempos guiados por transformação digital, consumidores mais bem informados e busca por produtos e serviços inovadores.

Nesse sentido, traçar estratégias de inovação vinculadas ao Business Intelligence (BI) é um caminho interessante para quem deseja extrair valor de dados e informações de negócio advindas de diferentes fontes. Para isso, é fundamental que o gestor e toda as lideranças de uma corporação identifiquem as ferramentas que melhor se adequarão aquele segmento, trazendo otimização em todos os processos.

Percebendo as vantagens das soluções de BI, segmentos distintos do mercado têm aplicado essas tecnologias com sucesso em seus mercados. Neste artigo, separo cinco segmentos em que o uso do Business Intelligence já se faz presente e massivo. Acompanhem!

 

Área de Saúde

É o caso da área da saúde. Com uma infinidade de dados gerados em consultórios e clínicas, é possível fazer com que as informações coletadas se tornem relevantes, trazendo melhor comunicação interna, melhora na gestão de laudos, condução acelerada de pesquisas e melhor compartilhamento de informações sobre pacientes. Além disso, ao levar rotinas do papel para o digital, é possível contar com a redução de custos e favorecer uma maior eficiência no atendimento e conhecimento de casos clínicos. De acordo com o estudo Healthcare Business Intelligence (BI) Market, os investimentos em BI no ano de 2018 podem chegar a casa $ 4.7 bilhões em escala global.

 

Setor Industrial

A implementação do BI é vista também na indústria. Desde a Revolução Industrial, quando as primeiras máquinas chegaram às produções, a tecnologia só vem aumentando e, hoje, a digitalização já é uma realidade. É possível encontrar em diversas indústrias não somente máquinas e robôs operando no chão de fábrica, mas também ferramentas sofisticadas de BI auxiliando na mineração de dados e contribuindo para o processo de tomada de decisões.

 

Segmento Varejista

Gerir estoques, fornecedores, acompanhar metas e rentabilidade, analisar quais os produtos tem melhores saídas e quais ficam mais tempo parados nas lojas. Tais funcionalidades, podem ser conduzidas de modo bastante eficiente por soluções de BI e, por isso, vemos a expansão da oferta de ferramentas especificamente voltadas para o segmento varejista, bem como, a busca por tais soluções neste nicho de mercado.

 

Marketing

Possivelmente, um dos segmentos em que mais se discute o avanço do Business Intelligence é o de Marketing. Com a utilização de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o cliente), profissionais da área podem se munir de dados relevantes para a compreensão e antecipação dos anseios de consumidores, conseguindo assim, traçar melhores estratégias para a aproximação de seus produtos com novos targets. É possível, ainda, melhorar os índices de retenção de uma base de clientes, desenvolver promoções e campanhas mais personalizadas, além de realizar estudos de mercado e de concorrência com base em soluções de BI. Tão por isso, a consultoria Gartner aponta que, hoje, não é mais possível que um profissional de marketing seja especialista, apenas, no posicionamento de marcas e anúncios. Segundo a consultoria, preciso que eles desenvolvam competências nos campos de análise.

Âmbito Jurídico

 

Por fim, na área jurídica, soluções de Business Intelligence oferecem grandes benefícios para escritórios de advocacia e setores jurídicos de companhias. Além de assertividade dos processos, é possível através da análise de dados encontrar indicadores relevantes e promover uma gestão mais inteligente, com visão ampla do negócio. É possível, ainda, solucionar de forma mais rápida e eficiente ações e processos baseando-se em situações semelhantes que já ocorreram e estão armazenadas. Com isso, além de melhorar a rotina de profissionais, soluções de BI são capazes de proporcionar resultados mais acurados para nossos clientes – levando sempre em conta aqui a necessidade de profissionais capacitados para a curadoria de tais processos.

Não à toa, novamente de acordo com a Gartner, principal consultoria de pesquisas no universo tecnológico, até 2020, o mercado mundial de Business Intelligence deve atingir US$ 22,8 bilhões em receita.

Com tudo isso, é crucial que nos adaptemos as novas tendências da transformação, de modo a não perdermos oportunidades e espaço para concorrentes de visão mais aberta e dispostos a implementar mudanças. Business Intelligence, sem dúvidas, faz parte do hall de alterações propiciadas pelo curso constante da tecnologia. Não perca tempo e lidere este caminho de revolução digital.

 

Celina Salomão
Empresária, Empreendedora, Advogada e Mentora.

 

related posts

add a comment